Como funciona a consultoria em marketing

Com característica estratégica, a consultoria em marketing possui como função primordial auxiliar o cliente no planejamento de seu negócio, com o intuito de promover o equilíbrio entre os potenciais de oferta e procura de um determinado produto ou serviço no mercado.

consultoria em marketing

Por Alice Galvão

Com característica estratégica, a consultoria em marketing possui como função primordial auxiliar o cliente no planejamento de seu negócio, com o intuito de promover o equilíbrio entre os potenciais de oferta e procura de um determinado produto ou serviço no mercado.

Trabalhamos com o composto de marketing considerando as características do produto ou serviço, sua precificação e valores agregados, as características do acesso ao produto ou serviço e as estratégias de comunicação e vendas.

Durante a etapa de diagnóstico, o consultor detecta os problemas enfrentados pelo cliente e já consegue relacionar as principais demandas. A partir daí, elabora um plano de trabalho que deve ser aprovado pelo cliente. Então começa a desenvolver o planejamento estratégico de marketing e/ou os planos de ação, que deverão ser executados pelos colaboradores da empresa, sob sua coordenação e acompanhamento. Ao final do período contratado, o consultor elabora o relatório de trabalho, contendo a análise dos resultados.

No caso de empresas de pequeno porte ou profissionais liberais, a consultoria se comporta de maneira mais flexível, podendo as etapas de diagnóstico, levantamento de demandas e plano de trabalho ser apresentadas antes da contratação, pois poderão ser feitas em uma ou duas reuniões de briefing com o cliente e nortearão a elaboração de uma proposta orçamentária e de trabalho assertivas.

Alice Galvão é diretora da BG Consultoria
Jornalista, Especialista em Comunicação e Marketing, Professora Universitária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *